Guia completo para integração do Protheus com o iReport

Para quem não conhece o iReport é uma ótima alternativa para criação de relatórios. O Protheus possui uma integração nativa com esta poderosa ferramenta. Porém, pesquisando em alguns fóruns e documentações, percebi que há pouco material explicando o funcionamento desta integração, então foi desenvolvido este tutorial completo a respeito da integração do Protheus com o iReport.

Preparativos iniciais

Este tutorial foi feito levando em base as seguintes configurações:

  • Protheus 11 (atualizado em abril/2015)
  • Java JDK 7 update 79 (Link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html) – Não consegui fazer o iReport funcionar com o java 8.
  • iReport 5.6.0 (Link: http://sourceforge.net/projects/ireport/files/iReport/)
  • Windows server 2003
  • Banco de dados MSSQL 2005

Instalação do iReport Developer – Ambiente de desenvolvimento

Baixe o arquivo de instalação do iReport pelo link: http://sourceforge.net/projects/ireport/files/iReport/.

Esta ferramenta deve ser instalada apenas na estação de trabalho do desenvolvedor, seguindo os simples passos abaixo:

Instalação-iReport-passo01Instalação-iReport-passo02 Instalação-iReport-passo03 Instalação-iReport-passo04 Instalação-iReport-passo05 Instalação-iReport-passo06 Instalação-iReport-passo07

Caso após os passos acima o seu iReport não abrir, veja algumas dicas deste post: http://www.deideias.com.br/ireport-nao-abre/

Se tudo ter dado certo em sua instalação, deve apresentar esta tela:

Instalação-iReport-passo08

Esta é a interface de desenvolvimento do iReport, por ela serão criadas as queries e estrutura do relatório.

Atualização do sistema Protheus

Após a instalação do IDE de desenvolvimento, é preciso atualizar o sistema Protheus para a integração. Inicialmente é necessário baixar os arquivos atualizados do iReport no site do suporte da TOTVS. Na sessão de downloads, procure por iReport e baixe o arquivo. Você receberá uma patch para aplicação no sistema (caso seu RPO esteja atualizado, não será necessário aplicar) e os arquivos do iReport. Os arquivos devem ser descompactados na pasta "Protheus_Data\ireport", conforme imagem abaixo:

iReport-arquivos-protheus

Download do driver JDBC

O iReport utiliza da conexão JDBC para extrair informações do banco de dados. Para isso é necessário realizar o download do driver JDBC para seu banco de dados. Neste artigo estou utilizando o MSSQL, para instalação do driver, siga os passos abaixo:

1. Download do driver pelo sida da Microsoft: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=11774

2. Extraia o arquivo baixado e mova o "sqljdbc4.jar" para o diretório "Protheus_data\ireport\jdbc\"

Criação do webservice

É necessário habilitar o webservice do Protheus, caso o seu não esteja habilitado, siga estas instruções:

Execute o Wizard de configuração do .INI no servidor do Protheus, ele fica localizado dentro da pasta do smartclient, wizard.exe.

wizard-protheus

Obs: O wizard só pode ser executado se seu smartclient estiver na pasta original de instalação do Protheus. Caso tenha movido seu smartclient, ou não esteja executando o wizard através do servidor que está rodando o Appserver, o wizard não irá abrir.

Habilite o protocolo HTTP como na imagem abaixo. Verifique se a porta utilizada não está ocupada por algum outro serviço do sistema operacional.

wizard-http-protheus

Agora com o protocolo habilitado, no menu "Módulos web", inclua um módulo, seguindo as orientações das imagens. Escolha o módulo WS, um nome para instancia (no caso ws) e habilite a inicialização do processo com o sistema.

wizard-ws-protheus

Após clicar em avançar, o sistema irá perguntar se deve descompactar os arquivos do portal na pasta. Escolha sim.

Relacione as empresas com o endereço de acesso.

É importante que a porta utilizada pelo módulo seja a mesma configurada para o protocolo http. Neste caso foi utilizada a porta 8085 com o ip 192.168.1.16 (ip do servidor)

Escolha um diretório virtual para o serviço, neste caso foi utilizado o /ws

wizard-ws-protheus-relacao

Preencha a quantidade mínima e máxima de usuários

wizard-ws-protheus-usuarios

Finalize o processo e reinicie o serviço do sistema.

Teste o webservice no ip, porta e diretório escolhido através do navegador web. Deve ser apresentada uma tela com o descritivo dos serviços web ativos, caso não apareça esta tela, tente configurar novamente o webservice.

webservice-protheus-funcionando

Atualizar Menu do configurador

Caso seu menu do configurador não tenha a opção do iReport Wizard, você terá que adicioná-la. Para isso, abra o configurador (SIGACFG) e edite o menu do configurador, adicionando uma nova opção, conforme imagem abaixo. Descrição: iReport Wizard, módulo: configurador, programa: CFGIREPORT, tipo: função protheus.

iReport-menu

Configurar a integração do Protheus x iReport

Acessando o menu criado anteriormente, o sistema apresentará um wizard que facilitará a configuração dos parâmetros necessários para que o iReport funcione corretamente. Abaixo serão apresentadas as telas do wizard assim como a configuração utilizada:

Nesta tela preencha os dados conforme configuração do webservice e banco de dados. É recomendável criar um usuário no banco de dados que possua somente leitura das tabelas e informar este usuário para utilização do iReport.

iReport-configuração-01

Avançando, o wizard possibilitará a inclusão de relatórios (caso já tenha algum), será possível adicionar também diretamente na pasta "reports", como veremos à frente.

iReport-configuração-02Integração concluída!

Criação do relatório de teste

Com o web service funcionando, pode-se partir para a criação de um relatório simples no iReport para testes iniciais. Se você ainda não tem muita experiência em desenvolvimento com o iReport, baixe no final deste artigo um exemplo de relatório.

Copie o arquivo do relatório para o diretório "Protheus_Data\iReport\reports".

Adicione o relatório criado em algum menu, lembrando de preencher o nome físico do relatório (sem a extensão) no campo Programa e no tipo igual a "Relatório iReport".

iReport-inclusao-de-relatorio

Agora basta testar o relatório criado. Parece um pouco difícil no começo, mas depois que fazer o processo uma vez, entenderá os mecanismos e ficará fácil o entendimento.

Acessando o menu do relatório criado, será apresentada a primeira tela de seleção de parâmetros e escolha de impressão direta ou visualização (vídeo).

ireport-relatorio-teste-01

No primeiro acesso ao relatório o sistema irá realizar a cópia dos arquivos do iReport para o smartclient, este processo pode demorar alguns minutos.

ireport-relatorio-teste-02

Esta é a aparência do relatório de teste, claro que é possível fazer relatórios bem mais elaborados e com gráficos e etc, mas este é só um exemplo.

Relatorio - exemplo

Baixar exemplo de projeto: report1

 

Abraço, espero ter ajudado. Deixem os comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− dois = 5